domingo, 15 de maio de 2011

Objeto Interativo: Estômago



ob.je.to
sm (lat objectu) 1 Tudo que se oferece aos nossos sentidos ou à nossa alma. 2 Coisa material [...]

in.te.ra.ção
sf (inter+ação) 1 Ação recíproca de dois ou mais corpos uns nos outros. [...]


Concebido por Deborah Salgado, Filipe Andrade e Yuri Matias, "Estômago" tem a proposta de ser um objeto que, em seu conjunto, interagisse com o usuário através dos sentidos, provocando ao mesmo tempo desejo e repugnância.

"Nós não queríamos usar um sentido muito comum, por isso escolhemos o paladar, mas também entra em cena a visão e a audição, que são fundamentais na escolha pessoal do usuário sobre interagir ou não com a obra"

Formalmente, o entrelaçado de fios e os nichos contrariam a ideia de que o alimento, proveniente da terra, é para todos, arranhando a mão de quem se atrevesse a pegar uma das maçãs. A interatividade, contudo, pode partir tanto da pessoa, literalmente comendo aquilo tudo, quanto da própria obra, que a todo momento tenta frear o desejo daquele a qual se aproxima.

Nessa perspectiva puramente antitética, as reações e as percepções acerca do objeto estão invariavelmente ligadas a sensibilidade de cada um, podendo observar, nessa curta exposição que o 'instinto' sobressaiu mais do que qualquer outro sentimento. Seria amostra suficiente para representar todo o conjunto? O que você faria?


2 comentários:

  1. Foto: Débora Paião (http://deborarquitetura.blogspot.com/)/ Imagem: Roberto Miranda Jr. (http://mirandaarquitetandoideias.blogspot.com/)

    ResponderExcluir
  2. Todas as nossas discussões estão presentes no seu texto. As próprias definições de objeto e interatividade, que eram pra estar presentes no nosso objeto, foram bem colocadas. Mas vale lembrar que a escolha dos alimentos não foi aleatória. Existe nisso o pecado original das maçãs, os alimentos sagrados: pão e vinho.
    Sem maiores delongas. Beijos!

    ResponderExcluir