Blog da Oficina I do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSJ, turma 2011/1. Por Yuri Matias.
terça-feira, 5 de julho de 2011
Intervenção: Ascensão
A IV Intervenção do Curso de Arquitetura e Urbanismo | Oficina I ocorreu entre os dias 07 e 12 de Junho no Centro Cultural da Universidade Federal de São João del Rei - Solar da Baronesa.
A instalação mostrada, "Ascensão", é obra de Yuri Matias, Juliana Salgado, Ricardo Dias, Driely Liporaes e Rayan Rocha.
Armazém Virtual
O Armazém virtual constitui numa mostra dos trabalhos realizados na Oficina I. Ele se diferencia do portfólio pela interface espacial, feita por intermédio de um objeto "3D" interativo e clicável.
Página inicial (Objeto clicável)
domingo, 26 de junho de 2011
Site Zeca Baleiro
sábado, 4 de junho de 2011
Workshop Espacialização da Informação
Entre os dias 18 e 20 de maio houve nas dependências da UFSJ dois workshops com a equipe do marginalia+lab com os temas "Espacialização da Informação" e "Introdução aos Estudos Gambiológicos IV". A proposta da primeira oficina era a introdução a automação nos espaços, tendo uma breve explicação sobre o funcionamento dos circuitos eletrônicos, programação básica e da placa Arduino. Para o trabalho deveria ser usado o ar como matéria e/ou inspiração, o grupo, composto por Yuri Matias, Ricardo Dias, Juliano Siqueira, Alessandra Martins, Amanda Amaral e Mariane Jaques fizeram uma intervenção numa das lixeiras do Campus. Com a ajuda do Arduino, sensores de presença e de duas ventoinhas de computador a equipe edificou um boneco que, a princípio parecia-se com sacos de lixo saindo para fora da cesta, mas quando jogava-se lixo ele se inflava ostentando uma mensagem de agradecimento e oferecendo um abraço. Confira as fotos:
segunda-feira, 30 de maio de 2011
Reconhecimento estilístico do centro de São João del-Rei
Estudo de 52 imóveis no entorno do Solar da Baronesa, na Praça Dr. Augusto das Chagas Viegas no centro histórico de São João del-Rei. O reconhecimento estilístico foi realizado para a disciplina de Introdução a Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo, sendo parte integrante da articulação com a IV Intervenção do curso.
quinta-feira, 26 de maio de 2011
Desenhos do Solar da Baronesa
Nove desenhos de observação da fachada e interior do Centro Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei, conhecido como Solar da Baronesa de Itaverava, prédio em estilo imperial (neoclássico) localizado no centro da cidade, os desenhos foram realizados em tempos diferentes.
domingo, 15 de maio de 2011
Objeto Interativo: Estômago
ob.je.to
sm (lat objectu) 1 Tudo que se oferece aos nossos sentidos ou à nossa alma. 2 Coisa material [...]
in.te.ra.ção
sf (inter+ação) 1 Ação recíproca de dois ou mais corpos uns nos outros. [...]
Concebido por Deborah Salgado, Filipe Andrade e Yuri Matias, "Estômago" tem a proposta de ser um objeto que, em seu conjunto, interagisse com o usuário através dos sentidos, provocando ao mesmo tempo desejo e repugnância.
"Nós não queríamos usar um sentido muito comum, por isso escolhemos o paladar, mas também entra em cena a visão e a audição, que são fundamentais na escolha pessoal do usuário sobre interagir ou não com a obra"
Formalmente, o entrelaçado de fios e os nichos contrariam a ideia de que o alimento, proveniente da terra, é para todos, arranhando a mão de quem se atrevesse a pegar uma das maçãs. A interatividade, contudo, pode partir tanto da pessoa, literalmente comendo aquilo tudo, quanto da própria obra, que a todo momento tenta frear o desejo daquele a qual se aproxima.
Nessa perspectiva puramente antitética, as reações e as percepções acerca do objeto estão invariavelmente ligadas a sensibilidade de cada um, podendo observar, nessa curta exposição que o 'instinto' sobressaiu mais do que qualquer outro sentimento. Seria amostra suficiente para representar todo o conjunto? O que você faria?
Nessa perspectiva puramente antitética, as reações e as percepções acerca do objeto estão invariavelmente ligadas a sensibilidade de cada um, podendo observar, nessa curta exposição que o 'instinto' sobressaiu mais do que qualquer outro sentimento. Seria amostra suficiente para representar todo o conjunto? O que você faria?
sexta-feira, 6 de maio de 2011
Objeto tridimensional: SketchUp
Modelo em 3D feito a partir de um objeto real e um manual técnico, usando o software Google SketchUp. Constitui um emaranhado de palitos de churrasco e de picolé unidos apenas pela tensão entre os elementos e o anel plástico. O objeto é de autoria de Igor Oliveira.
segunda-feira, 2 de maio de 2011
Cine Oficina
terça-feira, 26 de abril de 2011
terça-feira, 19 de abril de 2011
sexta-feira, 15 de abril de 2011
The Murder of Crows
Janet Cardiff & Georges Bures Miller, 2008. Uma das obras mais fantásticas exposta no Instituto Inhotim, em Brumadinho. Use fones de ouvido.
quarta-feira, 30 de março de 2011
Obstáculo para remover obstáculos
Os objetos de uso são criados para ter uma utilidade. A utilidade é essencial para nos ajudar a transpor obstáculos aos quais estamos sujeitos, mas como objetos criados por pessoas para outras pessoas estes se tornam mediações entre essas duas partes. Para Flusser o design deve ser responsável a fim de permitir uma liberdade na aplicação da utilidade de tais objetos, baseado na premissa de que eles, por serem objetos (e sendo uma característica inerente a estes), se tornarão obstáculos.
O lixo entra como símbolo-mor desse conceito, tal que é o despojo de tudo aquilo que não mais tem utilidade e que agora é um problema, e não só para aquelas populações que têm contato direto com ele.
Outro exemplo é o espaço do Distrito Federal, que engloba além de Brasília outras 29 Regiões Administrativas. Cidade planejada na década de 1950, era a suposta solução de todos os problemas no que tange a habitação (ponto nodal da arquitetura modernista), transporte e a realocação do governo, mas hoje, após 50 anos vemos problemas que não foram delineados pela caneta de seu projetista: as vias estruturais abarrotadas com os mais de 1,2 milhão de veículos e os altíssimos alugueis nas Superquadras obrigam a classe trabalhadora a viver em cidades-satélite distante às vezes 30 km de onde trabalham, e, aliando-se um transporte coletivo caro e ineficiente, obtemos um espaço urbano altamente segregado, o que certamente não era intenção do arquiteto.
O que a arquitetura, o design deve fazer então? Talvez propor intervenções de caráter mais flexível, de forma a permitir o diálogo entre o usuário e o designer ou, como sugere Argan "reduzir a arquitetura ao grau modesto de prestação técnica". O certo é que há esperança de que toda essa problematização seja levada em conta na hora do projeto de algum bem tão quanto há no que concerne a relação da forma e da função, e que o arquiteto (ou qualquer outro projetista) não queira outorgar um fim em todos os problemas do mundo. Ou não.
sexta-feira, 25 de março de 2011
Visões da cidade: Lente cultural
segunda-feira, 21 de março de 2011
Performance: Falta escada
Performance realizada no Campus Tancredo Neves da UFSJ com o tema desconforto: Falta Escada. Realizada por Deborah Fernanda S. Silva, Driely O. Liporaes, Flávia M. Rodrigues e Yuri Nelson S. Matias.
sexta-feira, 18 de março de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)